Como reduzir o consumo de água

 

Em casa:

NA COZINHA

A cozinha é um dos principais responsáveis pelo alto consumo e desperdício de água. Lavar a louça com a torneira aberta por 15 minutos, por exemplo, gera um gasto médio de 120 litros. Para começar a economizar, limpe os restos dos pratos e panelas com uma escova ou esponja e, após isso jogue-os no lixo.  Ensaboar os objetos e encher a cuba da pia até a metade para fazer o enxague também ajudará a economizar água.

Ao lavar a louça dessa maneira estaremos preservando mais água, pois nesse processo serão gastos no máximo 10 litros.

Também não faça ou prepare a comida mais do que seja o necessário, a proporção e medida correta ajudará a preservar mais alimentos e água. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), 30% dos alimentos produzidos são desperdiçados no planeta. Então, fique atento aos gastos desnecessários na hora de cozinhar.

Outra dica é comprar detergentes biodegradáveis, pois eles se decompõem com mais facilidade evitando a poluição de rios.

AO ESCOVAR OS DENTES

Deixar a torneira aberta por 5 minutos ao escovar os dentes consome 12 litros de água, uma forma simples e prática de economizar é utilizar um copo de água para fazer a higiene bucal.

Levando em conta que um copo padrão mede 250 ml a preservação vai girar em torno de mais de 11 litros.

NO BANHO

O chuveiro é um dos grandes vilões da economia. Por exemplo, em uma ducha de 15 minutos são consumidos 135 litros. Já em 5 minutos são utilizados 45 litros, ou seja, dessa forma, tomando banhos mais rápidos, é possível preservar 90 litros de água.

AO FAZER A BARBA

Ao se barbear o gasto é equivalente a 12 litros de água quando a torneira está aberta, então use a pia como reservatório, assim o consumo cairá para menos de 2 litros e você estará economizando.

JARDIM

O hábito de regar as plantas dos jardins gera um consumo de 190 litros de água para cada 10 minutos com a mangueira aberta. Portanto, regue-as durante a manhã ou à noite para evitar maior evaporação, e de preferência tenha um regador ou esguichador. Dessa forma, será preservar mais de 100 litros de água.

CALÇADAS

Ao deixar a mangueira ligada por 10 minutos para lavar uma calçada são consumidos 280 litros de água. Uma maneira prática de economizar é utilizar uma vassoura para fazer a limpeza.

MÁQUINA DE LAVAR

As lavadoras costumam utilizar muita água, um pequeno exemplo disso são as máquinas de 5Kg, esses modelos normalmente gastam 135 litros por lavagem. O recomendável é usá-las apenas quando tiver uma grande quantidade de roupas sujas para lavar.

Você também pode reaproveitar a água da máquina para limpar o quintal, o chão da cozinha, do banheiro ou da garagem.

VASO SANITÁRIO

Cada vez que acionados os vasos sanitários gastam entre 6 e 10 litros de água e, quando eles apresentam algum tipo defeito, esse consumo pode chegar a 30L. A dica é: não use a descarga a toa, como uma lixeira por exemplo.

 

TORNEIRA E GOTEIRAS

46 litros por dia ou 1380 litros de água desperdiçada ao mês, isso é o que acontece se deixarmos uma torneira pingando. Vazamentos nas tubulações podem significar um gasto de mais de 10.000 litros de água ao mês quando não tratados. Ou seja, manutenção e cuidados preventivos são importantes para a economia financeira e ecológica.

 

No trabalho:

VAZAMENTOS

Ao identificar vazamentos nas tubulações, torneiras, banheiros, copa, cozinha ou ar-condicionado informe o quanto antes a equipe de manutenção ou superiores responsáveis.

DESLIGUE AS LUZES

A geração de energia elétrica provém da água, por isso sempre que encontrar uma luz ligada em um ambiente que não está sendo utilizado, desligue. O mesmo deve ocorrer quando for o último a sair de uma sala ou escritório.

LEVE UMA GARRAFINHA

Infelizmente a maior parte do lixo produzido não é devidamente descartado no meio ambiente, então para evitar que copos plásticos, por exemplo, gerem mais danos a natureza, utilize uma garrafinha d’água.

CONSCIENTIZAÇÃO

Campanhas de conscientização coletiva são importantes para a mudança de maus hábitos. A mudança pode começar por você, dando dicas e exemplos aos seus colegas de trabalho e também aos seus superiores se for o caso.

 

Comments are closed